quinta-feira, 14 de junho de 2012

Rosa Luxemburgo

 Revolucionária alemã de origem polonesa

  Vinda de uma família de comerciantes judeus, Rosa Luxemburgo fundou, em 1894, o Partido Social-Democrata (SPD) da Polônia e Lituânia. Em 1898, obteve a nacionalidade alemã, instalando-se em Berlim. Brilhante teórica do marxismo e forte opositora das teorias revisionistas de Eduard Bernstein, foi líder da esquerda revolucionária do SPD. 

Ela foi uma das principais revolucionárias marxistas do século XIX. Participou na fundação do grupo de tendência marxista que viria a tornar-se, mais tarde, o Partido Comunista Alemão.

Emigra então para a Suíça (1889), onde se doutora em direito e ciências políticas. Em 1892 participa da fundação do Partido Socialista Polonês.

  Volta à Polônia em 1905 e é presa por sua atuação política. Libertada, retorna à Alemanha e publica Greve Geral, Partido e Sindicato (1906). Em 1913 escreve A Acumulação do Capital, sua obra mais importante. No começo da I Guerra Mundial (1914-1918), declara-se contra o conflito e funda a Liga Spartacus, organização antimilitarista e revolucionária que é o embrião do Partido Comunista Alemão.
Por sua oposição à guerra, é presa em 1915 e 1916, sendo libertada em 1918. Um ano mais tarde, depois da fracassada tentativa de revolução socialista em Berlim (1919), é assassinada por militantes de extrema direita, aos 48 anos. 



Colegio QI Sul

 Aluno:Thiago Alexandre
 Prof:Ataides
 Disciplina:Historia Turma:9º ano


Nenhum comentário:

Postar um comentário