sábado, 9 de junho de 2012

O Iluminismo

O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu na Europa do século XVIII. Esse movimento tinha por objetivo a busca da razão como ponto principal para o progresso da humanidade. A razão, segundo os pensadores iluministas, era a única forma de levar a humanidade a romper com o Absolutismo monárquico e com o fanatismo religioso vigente na época. Muitas foram as idéias veiculadas a essa época. Veja alguns desses pensadores.                                                                                                       



John Locke (1632-1704)
Acreditava que as pessoas tinham direitos naturais inalienáveis. Ou seja, todos deveriam ter direito à vida, à liberdade, à propriedade privada, e os governantes eram os responsáveis pela manutenção desses direitos.



Voltaire (1694-1778)
Dedicou sua vida a fazer críticas ao fanatismo religioso, a injustiça e a intolerância. 
            

                                                                                                                         Montesquieu (1689-1755)
Acreditava que o poder deveria ser dividido em três esferas, para que nenhuma delas se sobrepusesse a outra. Trouxe a ideia da divisão do governo em três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. 


Jean-Jacques Rosseau (1712-1778) - O povo era soberano, a decisão é que deveria prevalecer. Segundo ele, o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe. 
                                                                            
A instrução das pessoas era muito importante; por isso os pensadores Denis Diderot (1713-1784) e Jean D'alambert (1717-1776) - reuniram em 1751 todo o conhecimento científico, técnico, histórico, literário e musical produzidos na época em um só livro, que recebeu o nome de Enciclopédia. Nela, estavam reunidos verbetes escritos por cientistas, filósofos, teólogos, artesãos, entre outros, explicando como funcionava todo o tipo de conhecimento. Esse livro de 35 volumes foi um sucesso de vendas, chegando a ser proibido pelo governo da França e pela Igreja Católica.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário