Disciplina:Matemática
Professor: Charles Albert
Equipe: Thainá Ferreira e Ana Flávia
Turma: 7° Ano
O Boliche
Objetivo
O boliche tem por finalidade arremessar uma bola sobre
uma pista para atingir dez pinos dispostos numa formação triangular.
Uma partida ou uma "linha"
consiste em dez jogadas (frames). Do frame 1 ao 9 o jogador tem direito
a dois arremessos no máximo, a fim de derrubar todos os pinos "Spare".
No caso de derrubar todos os pinos no primeiro arremesso - "strike"
-, o jogador não deve arremessar a segunda bola. No décimo frame existe a
possibilidade de três arremessos. Se nos dois primeiros arremessos foram
derrubados os 10 pinos "spare", ou se foi(foram) feito(s) 1 ou 2
"strikes" haverá o terceiro arremesso.
Quando um atleta
consegue dois strikes seguidos, ele faz um "lique"
ou "duque". O número máximo de pontos numa partida é 300, conseguidos
com doze strikes.
Área de arremesso (approach)
Antes do início da pista, existe uma
área denominada "approach" ("aproximação",
"acesso", "chegada", em inglês), com espaço suficiente para que o
jogador dê alguns passos e arremesse a bola. Não se pode jogar boliche
com sapatos comuns ou com tênis de sola
de borracha. Esses calçados, além de danificarem o
"approach", não permitem que o jogador possa escorregar
levemente com seu pé de apoio - esquerdo, para os destros - ao fim do movimento
de largar a bola.
Recomenda-se que o jogador, enquanto se
prepara para jogar (antes de subir no "approach"), observe as
pistas próximas, tanto à sua esquerda quanto à direita, e não dialogue com o
vizinho de pista para não atrapalhar a concentração dos jogadores. Somente o
jogador da vez deverá permanecer no "approach".
Deve-se evitar também a demora para
arremessar a bola: isso prejudicará a pegada - "grip" - nos
furos em razão do suor nosdedos, além de atrasar as jogadas dos demais jogadores.
Não se deve levar bebida ou comida até o "approach",
pois qualquer sujeira na sola do sapato de boliche que impeça o seu
deslizamento poderá causar um acidente.
Na prática, é comum denominar "approach"
o conjunto dos movimentos do jogador desde sua entrada na pista, seu
posicionamento e concentração, sua maneira de segurar e arremessar a bola até
que ela chegue aos pinos.
Bolas
São fabricadas com variados materiais,
tais como: borracha dura, poliuretano,poliéster,
etc. Pesam entre 6 e 16 libras no máximo (2,72 kg e
7,25 kg), não devem ter mais que 8,66 polegadas (aproximadamente 22 cm)
de diâmetro.
Pinos
Cada um dos 10 pinos tem
aproximadamente 50 cm de altura, 20 cm de diâmetro na metade de sua
altura e 7 cm na sua base, pesando cerca de 1,5 quilograma. São torneados
e recebem uma capa plástica de 3 mm para proteção, sendo balanceados de
acordo com as regras da FIQ (Federação Internacional) que exige um mínimo de
1.531 gramas até 1.645 gramas de peso.
Existe uma distância média de
30,5 cm entre o centro de um pino e outro.
Canaletas
Canaletas são depressões (valas), que
existem à esquerda e à direita das pistas, destinadas a evitar que as bolas
invadam as pistas vizinhas. As bolas lançadas são devolvidas aos jogadores por
um túnel, geralmente instalado abaixo das pistas e ao lado das canaletas.
Atualmente, os equipamentos de boliche mais modernos possuem dispositivos
chamados "bumpers", que podem ser acionados opcionalmente pelo
jogador para evitar que as bolas caiam nas canaletas. Esta ferramenta é
bastante útil para jogadores novos ou crianças, ajudando a fazer com que a bola
acerte os pinos nos jogos de lazer e entretenimento
Contagem dos pontos
A pontuação de uma partida ou linha
varia de acordo com a quantidade de pinos e a forma como o jogador os derruba,
podendo ir de zero (quando nenhum pino é derrubado nas dez jogadas ou
"frames") até o máximo possível de 300 pontos, ou seja, doze
"strikes" consecutivos.
É evidente que, como cada partida tem
dez "frames", só seriam possíveis dez "strikes", porém se o
jogador derrubar todos os pinos no primeiro arremesso do décimo
"frame", ele ganha o direito de jogar mais duas bolas, conseguindo
assim a chance de completar doze "strikes" numa mesma linha, embora
seja muito raro isso acontecer.
Toda pista possui uma Linha de Falta
com mais ou menos 1,2 polegada e na largura da pista, localizada entre o
término do "approach" e o início da pista. Se o jogador pisar nesta
linha, ao fazer o seu arremesso, perderá a jogada. Existem Linhas de Falta com
sensores eletrônicos que detectam a falta através de células foto-elétricas e
aplicam a penalidade automaticamente ao infrator, mostrando no monitor de
anotações zero ponto ( – ) e, se for o primeiro arremesso, serão colocados
novamente os dez pinos. Dessa forma, caso o jogador derrube os dez pinos nessa
segunda jogada após a falta, será computado um "spare". Se a falta
for na segunda jogada, não marcará pontos nessa, valendo apenas os pinos
derrubados na primeira jogada.
Exceto quando um strike for feito, o
número de pinos derrubados no primeiro lançamento do jogador deverá ser marcado
no canto superior esquerdo do quadrado correspondente a cada frame, e o número
de pinos derrubados em seu segundo lançamento deverá ser marcado no canto
superior direito do quadrado correspondente àquele mesmo frame. Se nenhum pino
for derrubado na segunda bola, o espaço referente àquele lançamento deverá ser
preenchido com (-). A anotação dos dois lançamentos deverá ser feita
imediatamente.
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