quarta-feira, 13 de junho de 2012


Disciplina:Matemática
Professor: Charles Albert
Equipe: Thainá Ferreira e Ana Flávia
Turma: 7° Ano

O Boliche

Objetivo

boliche  tem por finalidade arremessar uma bola sobre uma pista para atingir dez pinos dispostos numa formação triangular.
Uma partida ou uma "linha" consiste em dez jogadas (frames). Do frame 1 ao 9 o jogador tem direito a dois arremessos no máximo, a fim de derrubar todos os pinos "Spare". No caso de derrubar todos os pinos no primeiro arremesso - "strike" -, o jogador não deve arremessar a segunda bola. No décimo frame existe a possibilidade de três arremessos. Se nos dois primeiros arremessos foram derrubados os 10 pinos "spare", ou se foi(foram) feito(s) 1 ou 2 "strikes" haverá o terceiro arremesso.
Quando um atleta consegue dois strikes seguidos, ele faz um "lique" ou "duque". O número máximo de pontos numa partida é 300, conseguidos com doze strikes.

Área de arremesso (approach)
Antes do início da pista, existe uma área denominada "approach" ("aproximação", "acesso", "chegada", em inglês), com espaço suficiente para que o jogador dê alguns passos e arremesse a bola. Não se pode jogar boliche com sapatos comuns ou com tênis de sola de borracha. Esses calçados, além de danificarem o "approach", não permitem que o jogador possa escorregar levemente com seu pé de apoio - esquerdo, para os destros - ao fim do movimento de largar a bola.
Recomenda-se que o jogador, enquanto se prepara para jogar (antes de subir no "approach"), observe as pistas próximas, tanto à sua esquerda quanto à direita, e não dialogue com o vizinho de pista para não atrapalhar a concentração dos jogadores. Somente o jogador da vez deverá permanecer no "approach".
Deve-se evitar também a demora para arremessar a bola: isso prejudicará a pegada - "grip" - nos furos em razão do suor nosdedos, além de atrasar as jogadas dos demais jogadores.
Não se deve levar bebida ou comida até o "approach", pois qualquer sujeira na sola do sapato de boliche que impeça o seu deslizamento poderá causar um acidente.
Na prática, é comum denominar "approach" o conjunto dos movimentos do jogador desde sua entrada na pista, seu posicionamento e concentração, sua maneira de segurar e arremessar a bola até que ela chegue aos pinos.
Bolas

São fabricadas com variados materiais, tais como: borracha dura, poliuretano,poliéster, etc. Pesam entre 6 e 16 libras no máximo (2,72 kg e 7,25 kg), não devem ter mais que 8,66 polegadas (aproximadamente 22 cm) de diâmetro.

Pinos
Cada um dos 10 pinos tem aproximadamente 50 cm de altura, 20 cm de diâmetro na metade de sua altura e 7 cm na sua base, pesando cerca de 1,5 quilograma. São torneados e recebem uma capa plástica de 3 mm para proteção, sendo balanceados de acordo com as regras da FIQ (Federação Internacional) que exige um mínimo de 1.531 gramas até 1.645 gramas de peso.
Existe uma distância média de 30,5 cm entre o centro de um pino e outro.

Canaletas
Canaletas são depressões (valas), que existem à esquerda e à direita das pistas, destinadas a evitar que as bolas invadam as pistas vizinhas. As bolas lançadas são devolvidas aos jogadores por um túnel, geralmente instalado abaixo das pistas e ao lado das canaletas. Atualmente, os equipamentos de boliche mais modernos possuem dispositivos chamados "bumpers", que podem ser acionados opcionalmente pelo jogador para evitar que as bolas caiam nas canaletas. Esta ferramenta é bastante útil para jogadores novos ou crianças, ajudando a fazer com que a bola acerte os pinos nos jogos de lazer e entretenimento

Contagem dos pontos
 Descrição: http://bits.wikimedia.org/static-1.20wmf3/skins/common/images/magnify-clip.png
A pontuação de uma partida ou linha varia de acordo com a quantidade de pinos e a forma como o jogador os derruba, podendo ir de zero (quando nenhum pino é derrubado nas dez jogadas ou "frames") até o máximo possível de 300 pontos, ou seja, doze "strikes" consecutivos.
É evidente que, como cada partida tem dez "frames", só seriam possíveis dez "strikes", porém se o jogador derrubar todos os pinos no primeiro arremesso do décimo "frame", ele ganha o direito de jogar mais duas bolas, conseguindo assim a chance de completar doze "strikes" numa mesma linha, embora seja muito raro isso acontecer.
Toda pista possui uma Linha de Falta com mais ou menos 1,2 polegada e na largura da pista, localizada entre o término do "approach" e o início da pista. Se o jogador pisar nesta linha, ao fazer o seu arremesso, perderá a jogada. Existem Linhas de Falta com sensores eletrônicos que detectam a falta através de células foto-elétricas e aplicam a penalidade automaticamente ao infrator, mostrando no monitor de anotações zero ponto ( – ) e, se for o primeiro arremesso, serão colocados novamente os dez pinos. Dessa forma, caso o jogador derrube os dez pinos nessa segunda jogada após a falta, será computado um "spare". Se a falta for na segunda jogada, não marcará pontos nessa, valendo apenas os pinos derrubados na primeira jogada.
Exceto quando um strike for feito, o número de pinos derrubados no primeiro lançamento do jogador deverá ser marcado no canto superior esquerdo do quadrado correspondente a cada frame, e o número de pinos derrubados em seu segundo lançamento deverá ser marcado no canto superior direito do quadrado correspondente àquele mesmo frame. Se nenhum pino for derrubado na segunda bola, o espaço referente àquele lançamento deverá ser preenchido com (-). A anotação dos dois lançamentos deverá ser feita imediatamente.


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