quarta-feira, 3 de abril de 2013

Mobilidade Urbana



Colégio Qi – Unidade Sul
Grupo: Vitória, Rebeca, Ana Lara, Pâmella e Gabriella.
Prof.: Irlânia Leite
Série: 8° ano
Mobilidade Urbana
Foi o seguinte: Adriana nascida em 1974 teve uma paralisia infantil por não ter tomado a vacina 'gotinha', sua mãe não tinha nenhuma informação sobre isso, pois morava no interior e não era informado o suficiente. Então seus músculos atrofiaram e não teve, mas volta.
Adriana veio para Cidade grande (Patos) e começou a estudar com seus 10 anos de idade, sofrendo muitos preconceitos e bullyng por ser diferente, chegando a ser espancada, mas sim muito estudiosa e não se abatia por nada e nem por ninguém.                  
Fez Faculdade e se formou, em Ciências Contáveis e em Filosofia, foi a única deficiente  da família e a única formada também. Sempre sofrendo dificuldades não deixou de lutar e nem correr atrás do que queria. Agora com seus 39 anos já aposentada vai tentar aproveitar um pouco a vida descansando.
         Disse ela: já sofri muito nessa vida por preconceitos, pessoas me viam como um monstro, e não queria me ajudar por pena. Já levei muitas quedas, fui atropelada, pessoas fingiam que não me viam, mas apenas relevei e hoje eu sou feliz!
Então isso tudo foi uma lição de vida que aprendemos, com maior orgulho! E ainda ela afirma que a Mobilidade Urbana do nosso Bairro, só tem pontos negativos, diz ela: tenho muita dificuldade em tudo, pois é muito difícil encontrar lugares adequados com as rampas e os corrimões, e a maior dificuldade é para se locomover, pois as calçadas são todas inadequadas, e tenho que andar pela pista e quase sou atropelada, todos os dias que eu saio de casa penso logo nisso pois é tudo muito difícil!
Já trabalhei na área de Ciências Contáveis que foi no que eu me formei, e também no meu ambiente de trabalho sofri bastante, pois para eu chegar na minha sala de trabalho tinha que subir várias escadas estreitas e não conseguia , e pelo constrangimento preferi me retirar do trabalho e hoje sou aposentada por não adequação ao  emprego .... Enfim, a Mobilidade Urbana do Município de João Pessoa é bastante precária, Diz a própria.





3 comentários: