sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Qi Litoral Sul 
João Pessoa ; 30/11/2012 
Equipe : Thainá Ferreira , Brena Gabriella , Ana Flávia ,Gabrielly Guimarães , Anny Karolaynne.
Série : 7° ano   /   Turma : Única   /    Turno : Manhã   
Professor : Charles Albert                       Disciplina : Matemática


Tema : O Espiral e as proporções áureas 


As proporções Áureas 


proporção áureanúmero de ouronúmero áureo ou proporção de ouro é uma constante real algébrica irracional denotada pela letra grega \phi (PHI), em homenagem ao escultor Phideas (Fídias), que a teria utilizado para conceber o Parthenon, e com o valor arredondado a três casas decimais de 1,618. Também é chamada de seção áurea (do latim sectio aurea)[1]razão áurea,[2] razão de ouromédia e extrema razão (Euclides)divina proporção,divina seção (do latim sectio divina), proporção em extrema razão[3]divisão de extrema razão ou áurea excelência[4][5]. O número de ouro é ainda frequentemente chamado razão de Phidias .[6][7][8]
Desde a Antiguidade, a proporção áurea é empregada na arte. É frequente a sua utilização em pinturas renascentistas, como as do mestre Giotto. Este número está envolvido com a natureza do crescimento. Phi (não confundir com o número Pi \pi), como é chamado o número de ouro, pode ser encontrado na proporção das conchas (o nautilus, por exemplo), dos seres humanos (o tamanho das falangesossos dos dedos, por exemplo) e nas colméias, entre inúmeros outros exemplos que envolvem a ordem do crescimento.

O espiral

Na matemáticaespiral é uma curva plana que gira em torno de um ponto central (chamado polo), dele se afastando ou se aproximando segundo uma determinada lei[1]. Quando se volta para a direita é chamada de dextrogira e para a esquerda de sinistrogira ou levogira.




Nenhum comentário:

Postar um comentário