quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Espirais e proporções Áureas -7º Ano


Espiral e as proporções áureas
QI Litoral Sul

GRUPO: Gabriely Sales
               Shirley Oliveira
               Lyandra Gabriella
               Pamella Marianna
               Vitoria Rebeca
                Rebecka Emmanuelly

PROFESSOR: CHARLES ALLBERT
SÉRIE: 7ºANO

Representa uma proporção de desdobramento, desenvolvimento, no qual o sentido de crescimento e de expansão rítmica no espaço torna-se imediatamente perceptível. O que a diferencia das demais proporções é que não ocorre em eixos verticais e horizontais. O que permanece constante é a reciprocidade das equivalências. Aí entra a série Fibonacci: 1,1,2,3,5,8,13 (progressão numérica, na qual o terceiro número representa a soma dos dois números precedentes) . A proporção áurea já é encontrada em obras de civilizações antigas, na Índia, Egito e Grécia. O padrão da seção áurea não é nada óbvio e revela uma conquista espiritual fascinante e misteriosa. Artistas, como Leonardo da Vinci, que a intuíram eram dotados de uma poderosa inteligência e imaginação, além de sua sensibilidade pela linguagem das fomas e sua lógica.O assunto é inesgotável, remete a geometria, geologia, história, arte, etc, etc, coloquei algumas referências mais adiante e, até aqui, tomei emprestado o livro da Fayga Ostrower (A Sensibilidade do Intelecto). Enfim, o significado "transcendental" desta proporção é que ela se identifica com um padrão cósmico que se manifesta no crescimento das plantas, na teia da aranha, nos insetos, nos animais, nas proporções do corpo humano, no trabalho dos cesteiros, pintores e arquitetos, nas mandalas. O arquiteto Gyorgy Dóczi descobriu que existe "a unidade" dentro da diversificação de formas e das diferenças individuais, nas mais variadas espécies. Algo que faz com que tudo se mantenha um com o Universo". Os padrões harmônicos na natureza são trazidos consciente ou inconscientemente às artes, ao comportamento e à cultura do homem.
Fico imaginando se aquelas imagens teriam alguma relação com os ciclos da doença renal: perda, morte, renascimento, vida, perda...Tendo como pano de fundo o desenvolvimento espiritual, etc, etc, minha cabeça uma sopa de legumes fervilhando. O fato é que eu PRECISAVA daquela imagem, e sentia-me atraída por ela, ainda sinto. Uma imagem simbólica, talvez.
Ontem abri ao acaso um livro que precisei "desencaixotar" por necessidades profissionais, comecei a ler e pimba!
" Uma das imagens mais antigas do mistério da vida, da morte, da transformação e do retorno é a espiral labiríntica, no qual tememos nos perder. O terror é, como coloca Kierkegaard, um elemento intrínseco da condição humana; o que ele exprime é o medo da Vida e o medo de Deus...A liberdade se conquista graças ao contato com a vontade da vida, e não com a tentativa de manipulá-la"

Nenhum comentário:

Postar um comentário