quarta-feira, 30 de maio de 2012


Disciplina: Historia
Prof.: Ataídes  silva
Aluno: Jose gomes da silva Junior
Turma: 8º Ano

Ludismo

O advento da revolução industrial ocorreu progressivas e intensas transformação social, politicas e econômicas.
  As condições de vida dos trabalhadores eram precárias, eles Vivian em bairros afastados das regiões centrais das cidades, suas casas eram insalubres. Construídas em ruas escuras e sem pavimentação eram mal ventiladas, não tinham água e apresentavam péssimas condições sanitárias.
  As indústrias, conforme as casas do trabalho geralmente eram quentes e úmidas, com pouca ventilação. A alimentação servida para os operários nas fábricas era insuficiente e de péssima qualidade, pobre em nutrientes.
Juntamente com as péssimas condições de trabalho a expectativa de vida dos operários era baixa em virtude também da incidência de doenças e de acidentes de trabalho.
  O ludismo se constituiu como o primeiro movimento operário de reivindicação de melhorias nas relações e condições de trabalho, Também ficou conhecido como um movimento de trabalhadores ingleses quebradores de máquinas, em retaliação ao aumento do desemprego. 

Cartismo

 O advento da revolução industrial trouxe á toma um período de progresso material e econômico dentro do sistema capitalista.
  O inchaço urbano provocado pelo desenvolvimento da indústria transformou as cidades em um espaço onde a falta de higiene e as doenças eram visivelmente percebidas.
  A rigidez do ambiente fabril também se transformava em outro problema social urbano. Os operários. Visando atender a demanda de seus patrões chegavam a trabalhar dezoito horas diárias com os grandes números de mão de obra disponível forçava o trabalhador a aceitar baixíssimos salários. Dois necessidades da introdução  dos demais membros da família para dentro do ambiente febril . Mulheres e crianças trabalhavam ganhando, em média. Um terço do que um homem recebia pela mesma função, muitos deles, por não suportarem tantas condições adversas, acabavam se entregando as drogas e a prostituição.
  O movimento cartista foi um dos primeiros a reivindicar a participação politica do operariado e defender a criação de leis em prol da classe, exigindo principalmente das jornadas e a melhoria das condições de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário