quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Trabalho de Geografia



Folclore da Paraiba
Equipe:Luiz,kaio e Gabriel   Serie:7°Ano
Prof:Irlania

O folclore nordestino é um dos mais ricos do Brasil, pela variedade de suas peças, pela beleza dos seus rítimos e pela graciosidade de seus movimentos. A Paraíba é dona de um rico acervo folclórico que se manifestam em danças, folguedos, peças de teatro e outras formas que a imaginação popular vem guardando a centenas de anos, preservando um patrimônio único de nossa identidade.
A Nau Catarineta, o Bumba-meu-Boi, o xaxado, o côco-de-roda, a ciranda e as quadrilhas juninas tem a marca registrada da alegria de nossa gente e de sua capacidade inventiva. Grupos como o de dança do SESC "Tenente Lucena" são repositórios dessas tradições que são passadas de geração a geração e levadas até os jovens como forma de manter acessa a chama de nossa cultura e dos nossos costumes.
Profundamente ligado as sua raízes, o paraibano cultiva com carinho essas manifestações populares que tem seu grande momento na época das festas de São João, onde praticamente em cada bairro, surge uma quadrilha junina, um grupo de danças típicas, para alegrar as festas e movimentar a comunidade.
Forma viva de expressão popular, o folclore impressionam pela sua riqueza de cores e rítimos, retratam a alma de um povo que soube vencer as adversidade e fazer da vida um motivo de alegria.

Quadrilhas

 
A Quadrilha Junina Amor Caipira foi fundada em abril de 1999, com objetivo de apresentar-se no antigo São João da cidade. Ainda sem tema e totalmente marcada, teve como fundadoras um grupo de meninas da escola Estadual Francisco Apolinário, ganhou o nome de Quadrilha Amor Caipira pelo fato de que toda quadrilha que surgia na região tinha como inspiração o nome Caipira, já o nome inicial é Amor, sentimento este pelas tradições juninas.

a quadrilha continuou a se apresentar na cidade de Areial-PB todos os anos, em 2003 a quadrilha já tinha uma pequena expressão na região chegando a se apresentar em várias cidades. Foi o primeiro ano em que a Quadrilha Amor Caipira dançou como quadrilha estilizadas, fato que permanece até hoje.

Lendas

Mingusoto 

No folclore da Paraíba é um fantasma aterrador, habitando a capital do Estado.
Mingusoto é informe e aterrador. É uma espécie crescida do alma-de-gato, que amedronta as crianças. Mingusoto, infixo, desmarcado em sua influência, é infinito nas manifestações que o pavor multiplica. Dizem-no senhor dos elementos, águas vivas dos rios, águas mortas das lagoas e barreiros. Mas já está com os elementos europeus deturpadores.


Comidas Tipicas 

Pão de queijo
  • 4 copos(americanos)de polvilho doce (500g)
  • 1 colher de (sopa) fondor maggi ou sal a gosto
  • 2 copos de (americano)de leite (300ml)
  • 1 copo (americano) de óleo (150 ml)
  • 2 ovos grandes ou 3 pequenos
  • 4 copos (americano) de queijo minas meia cura ralado
  • óleo para untar
Modo de Preparo
  1. Colocar o polvilho em uma tigela grande
  2. à parte, aquecer o fondor, o leite e o óleo
  3. Quando ferver escaldar o polvilho com essa mistura, mexer muito bem para desfazer pelotinhas
  4. Deixe esfriar
  5. Acrescentar os ovos um a um, alternando com o queijo e sovando bem após cada adição
  6. Untar as mãos com óleo, se necessário
  7. Enrolar bolinhos de 2 (cm) de diâmetro e colocá-los em uma assadeira untada
  8. Levar ao forno médio (180º), pré-quecido
  9. Assar até ficarem douradinhos