quinta-feira, 21 de março de 2013

Tsunami


Colégio QI Sul
Alunos: Emylle Silva , Mayara Cristine , Lucas Henrique , Henrique Gomes ,Tallys Emanuel e Breendo Emmanuel.
Professora : Irlânia Leite
Disciplina : Geografia
Série : 9° ano.




Tsunami
Um tsunami ou maremoto é uma série de ondas de água causada pelo deslocamento de um grande volume de um corpo de água, como um oceano ou um grande lago. Tsunamis são uma ocorrência frequente no Oceano Pacífico; aproximadamente 195 eventos desse tipo foram registrados. Devido aos imensos volumes de água e energia envolvidos, tsunamis podem devastar regiões costeiras em alta velocidade (a mais de 700km/h) .
Causas
Sismos, erupções vulcânicas e outras explosões submarinas (detonações de artefatos nucleares no mar), deslizamentos de terra e outros movimentos de massa, impactos, e outros distúrbios acima ou abaixo da água têm o potencial para gerar um tsunami.Um tsunami pode ser gerado quando os limites de placas tectônicas convergentes ou destrutivas movem-se abruptamente e deslocam verticalmente a água sobrejacente. É muito improvável que esses movimentos podem formar-se em limites divergentes (construtivo) ou conservativos das placas tectônicas. Isso ocorre porque os limites construtivos ou conservadores em geral não perturbam o deslocamento vertical da coluna de água. Sismos relacionados a zona de subducção geram a maioria dos tsunamis.




Efeitos de uma Tsunami
22 de Maio de 1960: o tsunami chileno
O grande terremoto do Chile, o mais intenso terremoto já registrado, ocorreu na costa sul-central do Chile, gerando um dos mais destrutivos tsunamis do século XX. Morreram por volta de 250 mil pessoas.
26 de Dezembro 2004: tsunami do Oceano Índico
O terremoto do Índico de 2004 disparou uma sequência de tsunamis fatais em 26 de Dezembro de 2004, com vítimas fatais relatadas em mais de 285.000. Após a tragédia, várias organizações de ajuda humanitária e governos de vários países disponibilizaram ajuda. A maior doação particular foi feita pela guru indiana Mata Amritanandamayi, também conhecida como "Amma", a grande mãe.
11 de Março 2011: tsunami que aconteceu no Japão
Terremoto de 8,9 graus na escala Richter aconteceu na costa nordeste do Japão sexta-feira (11 de março) que gerou um tsunami de 10 metros e deixou cidades litorâneas próximas em alerta. Este é o maior tremor já registrado na história do Japão desde que o país passou a monitorar os dados sobre abalos. De acordo com estudiosos japoneses, autoridades do País declararam situação de emergência para a energia nuclear, alguns vazamentos radioativos de uma usina nuclear foram confirmados.









2 comentários:

  1. Parabéns! Se mantenham sempre comprometidos com o cumprimento das atividades e interesse pelos novos conhecimentos...

    ResponderExcluir