Aluna: Bianca Vieira S. da Silva
Série: 9º ano.
Professora: Mácia Cilene. Matéria: Redação.
Tema: Criação de uma fábula.
A mentira do porquinho
Certo dia, na Floresta Encantada, um porquinho chamado Tomé estava brincando quando sua lhe chamou e disse: - Tomé, vá ao mercado e compre laranjas, estou lhe dando dez reais, volte com o troco e nada de comprar besteiras ouviu?
O porquinho respondeu: Sim, mamãe.
Tomé foi e comprou o que sua mãe lhe pediu. Na volta para casa, ele avistou uma prateleira de doces na mercearia do ganso Nicolau. De imediato, pensou no que sua mãe lhe dissera de não comprar besteiras, mas, ele não se importou e comprou todo o troco de doces. Ainda longe de casa, pensou em uma mentira que iria contar para que não fosse castigado e decidiu isto: diria que perdeu o troco.
Assim foi feito. Porém, sua mãe achou doces na sacola de laranjas e o pôs de castigo durante uma semana. O porquinho ficou muito triste e arrependido do que fez. Quando seus amiguinhos saíam para brincar na rua e o chamava, ele dizia que não podia apenas estava de castigo, isso o fazia chorar. A gritaria, as brincadeiras, ele apenas observava da janela e ficava muito triste de não estar com eles. Depois disso, o porquinho decidiu falar apenas a verdade, não importando o que fosse.
Moral: A mentira nunca é plena, mata a alma e envenena.